Técnicas

Escola EB 2/3 de Caldas de Vizela

Caixa de texto: Núcleo de Estágio de Educação Física

1 - Rolamento Engrupado à Frente 

2 - Rolamento  à Frente  com saída de pernas afastadas e estendidas

¨ Colocar as palmas das mãos no solo, à largura dos ombros, à frente das pernas e com os dedos afastados.

¨ Elevar o assento e apoiar a nuca no tapete. Rolar o corpo sobre as costas, mantendo o queixo junto ao peito.

¨ Avançar o tronco e os braços para sair do solo sem a ajuda das mãos.

¨ Flectir as pernas e apoiar no tapete, à largura dos ombros, com dedos afastados e virados para a frente;

¨ Manter as pernas unidas, abrindo-as apenas na parte final do movimento;

¨ Empurrar o tapete, com as mãos colocadas o mais longe possível dos pés, projectando o tronco para a frente. Através de um salto, juntar as pernas e definir posição de equilíbrio

¨ Desequilibrar o corpo para trás, aproximando o tronco das pernas;

¨ Rolar sobre as costas, apoiando as mãos no tapete ao lado da cabeça;

¨ Empurrar o tapete, afastando as pernas depois destas terem ultrapassado o plano vertical;

¨ Terminar na posição de pé e juntar as pernas através de um pequeno salto;

3 - Rolamento à Retaguarda com saída de pernas afastadas e estendidas

4 - Apoio facial invertido (pino) com rolamento à frente

¨ Apoiar as palmas no solo à largura dos ombros, com dedos bem afastados, os braços estendidos e dar balanço com perna de impulsão, elevando a perna livre;

¨ Na posição de equilíbrio, realizar extensão completa dos diferentes segmentos corporais (apoio invertido), com pernas juntas, as pontas dos pés estendidas e o olhar dirigido para as mãos, colocadas na linha de projecção do ombros (corpo contraído);

¨ Desequilibrar o corpo e executar rolamento à frente

5 - Roda

¨ Executar afundo da perna de impulsão, seguido de elevação rápida da perna de balanço;

¨ Apoiar as mãos no solo, uma após a outra, em linha recta com braços no prolongamento do corpo;

¨ Passar por apoio invertido com pernas afastadas e estendidas, mantendo o olhar dirigido para as mãos;

¨ Fazer a recepção no solo em dois tempos: primeiro a perna de balanço e depois a perna de impulsão, chegando ao solo com o corpo virado para o ponto de partida e os braços em elevação lateral obliqua superior;

6 - Avião

¨  Eleva uma das pernas atrás com pé em flexão plantar;

¨ Extensão completa dos membros inferiores;

¨ Flecte o tronco à frente;

¨ Olhar dirigido para a frente;

¨ Membros superiores em extensão e afastados lateralmente;

¨ Tonicidade geral elevada;

¨ Mantém a posição durante 3 segundos.

7 - Ponte

¨  Extensão dos membros superiores;

¨ Membros inferiores unidos e em extensão;

¨ Ombros na vertical dos apoios e bacia elevada;

¨ Cabeça acompanha o movimento de extensão da coluna.

Ginástica de Solo

Ginástica de Aparelhos

1 - Minitrampolim - Salto em Extensão (Vela)

¨  Após a corrida preparatória, realizar a impulsão no centro da tela, com pés paralelos e pernas ligeiramente flectidas

¨  Sair do aparelho com pernas estendidas e olhar dirigido em frente;

¨  Contactar o solo em equilíbrio, com pernas afastadas à largura dos ombros, com ligeira flexão dos membros inferiores e braços junto ao corpo;

2 - Minitrampolim - Salto Engrupado

¨  Após corrida preparatória, realizar impulsão no centro da tela, com pés paralelos e as pernas ligeiramente flectidas;

¨ Puxar os joelhos ao peito e tocar as pernas com os braços, imediatamente abaixo dos joelhos, no ponto mais alto do voo;

¨ Após definição da figura de Engrupado, realizar a abertura através de movimento enérgico das pernas juntas e estendidas, com os braços ao lado do corpo;

¨ Contactar o solo em equilíbrio, com as pernas afastadas à largura dos ombros e com ligeira flexão dos membros inferiores e braços junto ao corpo;

3 - Salto de Eixo no Bock

¨ Rápida corrida de balanço;

¨ Chamada a dois pés e extensão dos braços à frente;

¨ Impulsão dos braços no bock com pernas estendidas e afastadas;

¨ Endireitar o tronco com o olhar dirigido para a frente;

¨ Queda a pés juntos em equilíbrio.